Garagem é um lugar onde se guardam carros.-.Garagem é o lugar onde a banda toca.-.Garagem é o lugar onde se guardam as ferramentas.-.Mas essa garagem é um lugar diferente.-.Que nem todo mundo entende...

sexta-feira, 8 de abril de 2011

O Direito de ir e vir (Por Gustavo Adolfo e Douglas Maciel)

Um bate bola com os pacientes Gustavo Adolfo e Douglas Maciel, que respondem a diversas questões sobre as dificuldades da acessibilidade.

- O QUE É ACESSIBILIDADE?

Acessibilidade é poder ir a qualquer lugar, sem encontrar barreiras, e ter uma mobilidade “normal”.

- O QUE É UM AMBIENTE NÃO ACESSIVEL? DÊ EXEMPLOS.

Ambientes não acessíveis são lugares com escadas, sem rampa e banheiros não adaptados.

- O QUE É EXCLUSÃO PARA O DEFICIENTE?

A exclusão para o deficiente físico é feita de diversas formas. Um dos exemplos vivenciados é como as pessoas ignoram a presença dos portadores de necessidades especiais no ambiente, levando-os ao isolamento e discriminação, sem contar que a maior exclusão social vem das instituições públicas, como uma escola sem rampa, hospitais sem elevadores, em que em determinado exames, como o de raios-X, o aparelho encontra-se em outro andar, igrejas sem banheiros, calçadas esburacadas. Deficientes também “não se divertem” baladas, cinemas, bares, museus são campeões no quesito EXCLUSÃO, são raros os lugares de diversão que são acessíveis.

Todos os exemplos citados acima são formas de exclusão, pois as cidades convivem com a pluralidade das pessoas tendo o direito de escolher o que quer, aonde ir e o que fazer sem barreiras físicas e psicológicas, muitas vezes tendo a vontade de ir a algum lugar, mas no caso do deficiente nem sempre pode ser assim!

-A LEI DA ACESSIBILIDADE

Segundo o site Licitamais (www.licitamais.com.br), trata-se da lei nº 10.098/00 - Acessibilidade das pessoas com necessidades especiais

Por Lei Federal, todas as atividades comerciais devem respeitar e atender aos padrões e normas de acessibilidade a idosos e deficientes físicos, com acessos a cadeirantes, e banheiros adaptados para sua perfeita e confortável utilização.

 EXEMPLOS DE LUGAERES ACESSIVEIS ( Mercadão, metro de sp, natura empresa, prainha Caraguatatuba, aquário de sp, parque villa lobos, praia grande)




EXEMPLOS DE LUGARES NÃO ACESSIVEIS (Hospital Cema, Museu do Ipiranga, acesso ao cinema do shopping penha, Instituto Clemente Ferreira, cinema shopping Butantã,
Autódromo de Interlagos, escolas, calçadas, )

2 comentários:

Sou corretor de imóveis e estando com um cliente comprador de um determinado condomínio com as chaves do imóvel posso ser barrado na portaria do condomínio por não ter passado um e-mail para a administração do condomínio? Eles tem o poder de não deixar o futuro comprador de comprar o imóvel e o corretor de intermediar essa negociação, mesmo chegando em horário normal de trabalho?

Postar um comentário