Garagem é um lugar onde se guardam carros.-.Garagem é o lugar onde a banda toca.-.Garagem é o lugar onde se guardam as ferramentas.-.Mas essa garagem é um lugar diferente.-.Que nem todo mundo entende...

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Fique ligado! ( Por Adolfo Luiz )

Adolfo Luiz da Silva fez uma pesquisa sobre o transporte Ligado, explicando o que ele é, como funciona, e quem são os beneficiários que utilizam esse tipo de transporte.


O que é o Ligado? E como ele Funciona?

É um transporte público que atende pessoas com necessidades especiais nos 39 municípios do Estado de São Paulo, por meio de convênios que poderão ser assinados com órgãos federais, estaduais e municipais, em programas relacionados às áreas da educação, saúde, cultura e lazer.


Quem é o responsável por este serviço?

EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos, cujo presidente é Julio Antonio de Freitas Gonçalves.

Quem são os beneficiários deste serviço? E o que ele disponibiliza?

Segundo o site da EMTU (http://www.emtu.sp.gov.br/institucional/noticias.htm?seq=438): “O Ligado começou atendendo 30 crianças com deficiência, que freqüentam escolas da rede Estadual de Ensino dos municípios de Guarulhos, Santo André, São Bernardo do Campo e Suzano, 32 que são atendidas pela Associação de Assistência à Criança Deficiente – AACD, sendo 10 delas cadeirantes, e mais 50 crianças e respectivos acompanhantes que freqüentam a Associação Amigos dos Autistas – AMA. Ao todo, no segundo semestre de 2009, serão transportados no trajeto casa/escola 180 usuários. No entanto, o convênio prevê atender 400 passageiros em 18 meses”

Como fazer para conseguir este serviço?

Ligar para a Central da EMTU. 0800 724 05 55. O interessado em utilizar o Ligado deve entrar em contato com a escola na qual o aluno especial está devidamente matriculado. O representante do estabelecimento de ensino deve repassar o pedido para Coordenadoria de Educação do Governo do Estado, na unidade de sua cidade. O trajeto casa/ escola (origem e destino da viagem) deverá ser na área de atuação da EMTU/SP, ou seja, entre os 39 municípios que compõem a Região Metropolitana de São Paulo.

A EMTU/SP é responsável pelo planejamento, organização, execução do serviço e fiscalização, além de estabelecer as regras, diretrizes e procedimentos operacionais. Os custos ficam a cargo das entidades que se conveniarem ao serviço.

Operação

Novamente segundo o site http://www.emtu.sp.gov.br/institucional/noticias.htm?seq=438

“O transporte Ligado começará a operar no dia 03/08 das 5 horas às 23 horas. Pelo regulamento do serviço, o condutor ligará para a central de controle na EMTU/SP antes de iniciar a operação e verificará se há alguma mudança na programação, pois os pais ou responsáveis também terão acesso à central para comunicar qualquer eventualidade ou o cancelamento antecipado da viagem.

Para os alunos do ensino regular, o serviço terá um monitor contratado pelo próprio operador para acompanhar as crianças. Os freqüentadores da AMA viajarão com seus próprios acompanhantes e os da AACD terão um responsável indicado pela instituição em cada veículo.

Os motoristas, credenciados na Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos, passaram pelo curso de capacitação para atendimento às pessoas com deficiência do SEST/SENAT que abordou assuntos como cidadania, legislação, conceito de acessibilidade, de deficiência e doença, tipos de deficiência e regras do transporte escolar.

Os 52 veículos apresentam comunicação visual especialmente desenvolvida para o serviço e são do tipo micro-ônibus, sendo 27 deles equipados com elevador para cadeirantes. Os motoristas deverão encaminhar os carros à inspeção de frota a ser feita pelos técnicos da EMTU/SP a cada seis meses”.



Informações Retiradas do Site:

http://www.emtu.sp.gov.br/institucional/noticias.htm?seq=438



Supervisão: Ana Carolina Gomes

Correção: Bruno de Pierro

1 comentários:

Parabéns gostei muito da matéria este tipo de divulgação é muito importante para nós.


Mara

Postar um comentário