Garagem é um lugar onde se guardam carros.-.Garagem é o lugar onde a banda toca.-.Garagem é o lugar onde se guardam as ferramentas.-.Mas essa garagem é um lugar diferente.-.Que nem todo mundo entende...

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Saber para entender...

Numa reunião de pauta do garagem online surgiu a proposta de mostrar as varias formas de tratamento sob o ponto de vista dos próprios freqüentadores. Foi escalada então uma verdadeira equipe de jornalismo que saiu a cata de toda e qualquer informação Abdim a fora, nossos repórteres e redatores entrevistaram profissionais e colheram depoimentos de alguns pacientes. Vale salientar que nossa matéria não tem nenhum cunho cientifico, tomara também ela sirva de referencia para os milhares de distróficos espalhados pelo Brasil e que o envolvimento durante a elaboração da mesma torne a relação paciente-profissional um pouco mais humana.

Introdução: Valdir Higino

Apresentamos a seguir o trabalho dividido em partes:

Estica e puxa... ( Por Alex Alan )




Exercícios de Alongamentos devem ser feitos todos os dias, para prevenir complicações aos pacientes com distrofias musculares. Por meio de um manual, o fisioterapeuta passa orientação aos pais e pacientes para complementar o tratamento na Abdim. Na entrevista com a fisioterapeuta Julia ela fala sobre esse assunto.

1-Quais os benefícios dos alongamentos domiciliares?

R: Por causa da tendência a retrações articulares, os alongamentos podem prevenir as deformidades mantendo as articulações íntegras. Os alongamentos devem ser feitos diariamente para ter o efeito esperado, por isso devem-se realizar os alongamentos em casa para complementar o tratamento.

2-O paciente pode fazer alongamentos sem a prescrição da fisioterapeuta?

R: O ideal é que o paciente seja orientado por um fisioterapeuta, que é profissional capacitado para isto.




3-Quantas vezes por semana os alongamento devem ser feitos?

R: Os alongamentos devem ser realizados diariamente.

4-Como o fisioterapeuta orienta os pais?

R: Aqui na Abdim temos um manual de alongamentos com fotos ilustrativos e explicações. Temos um manual para cuidadores e outro para o paciente. Pais, cuidadores e pacientes são orientados duas vezes por ano pelos fisioterapeutas para garantir que estão realizando corretamente e sempre podem tirar duvidas.

5-Quais as conseqüências de não realizar os alongamentos?

R: O aparecimento das deformidades pode ser mais precoce, isso pode dificultar ate mesmo para andar. Também pode causar dor e dificuldade no posicionamento na cadeira de rodas.


Supervisão: Ana Carolina


Revisão: Bruno de Pierro

Colaboração da Fisioterapeuta Motora: Julia Satie Nishiguchi

3 comentários:

Muito interessante as dicas ! Percebi porém que parecem serem mais voltadas aos portadores já com movimentos e mobilidade comprometidos. Estas dicas seriam válidas também aos portadores que ainda tem mobilidade (ex. portadores da DM Steinert ou estágios iniciais) ou seria mais importante a prática de atividades físicas direcionadas ? Parabéns e grande abraço a todos.
Francisco Mota

O Garagem encaminhou a pergunta do Sr.Francisco, para a fisioterapeuta motora Julia Satie Nishiguchi.

Resp: Os alongamentos são sempre importantes, mesmo na fase inicial da doença, porém como eu disse na entrevista, apenas um fisioterapeuta pode avaliar e direcionar o tratamento.
Nós agradecemos à participação!!!

Postar um comentário