Garagem é um lugar onde se guardam carros.-.Garagem é o lugar onde a banda toca.-.Garagem é o lugar onde se guardam as ferramentas.-.Mas essa garagem é um lugar diferente.-.Que nem todo mundo entende...

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

E chame o guincho! ( Por Andre Hidemi )

O uso do guincho de transferência tem me ajudado bastante em casa e na ABDIM. Com ele, posso ser transferido de um lugar para outro, sem necessitar de muitas pessoas para ajudar, de forma confortável, sem me machucar e sem correr o risco de cair.


Ele livra também do problema de saber a forma de segurar cada paciente, pois cada um tem um jeito e o guincho, na prática, uniformiza-o. Na ABDIM, ele ajuda os pacientes na hora da transferência da cadeira de rodas para a maca da Fisioterapia Motora.

Lá, temos dois guinchos, devido ao grande movimento na associação. Ele dispõe de uma selete resistente que envolve o corpo, de uma haste forte para levantar a selete com o corpo, controle remoto para acionar a transferência e de um carregador de bateria. Mas é necessário ter cuidado e manutenção, pois já houve queda do guincho comigo em cima dele.

Uma noite, em casa, meu pai sem querer retirou um parafuso errado para abrir os pés do guincho. Quando iniciou a andar, do nada, o guincho começou a tombar para o lado e foi com tudo, comigo em cima. No fim, acabei apenas torcendo a perna, não havia quebrado.

Comigo em cima da selete no chão, não sabia o que fazer, uma vez que a haste do guincho não podia abaixar a uma altura na qual a selete podia alcançá-la.

Depois de muito pensar e calcular surgiu uma idéia. Tivemos que improvisar uma corda forte e colocar na haste e pegar uma cadeira. Assim, amarramos a corda na haste por um lado, e por outro amarramos a selete. Subimos um pouco a haste pelo controle remoto e colocamos uma cadeira embaixo de mim.

Firme na cadeira, tiramos a corda e montamos o guincho normalmente e pusemos o parafuso no lugar correto dessa vez. No fim, deu tudo certo e fui para a cama no guincho mesmo.

Seria interessante que os hospitais e os centros de tratamento médico passassem a adquirí-lo, pois uma das maiores dificuldades encontradas nestes lugares consiste na transferência para se fazer os exames e os tratamentos. Para os cuidadores, o guincho representa um alívio para as suas dores nas costas.



A apresentação deste slide mostra o guincho propriamente dito e a remoção do André para atendimento na Abdim.

Supervisão: Ana Carolina Gomes

Revisor: Bruno de Pierro

Colaboração:  Archibalde Pouza Neto – Fisioterapia motora e Railto Campo dos Santos - Estagiário

                                                                                         

1 comentários:

O GUINCHO É UM GRANDE ALIADO, PENA QUE NEN TODOS AINDA PODE CONTAR COM ELE POR SER TÃO CARO.
DE AGORA EM DIANTE VOU REDOBRAR O CUIDADO QUANDO FOR USAR.
ABRAÇOS

Postar um comentário